terça-feira, 13 de março de 2012

Deus,você e as redes sociais - Parte 1




Twitter,Facebook,Tumblr,entre outras muitas redes sociais que fazemos parte estão cheias de expressões religiosas e de cunho evangelístico,e a cada dia mais cresce o número de perfis e páginas com essa finalidade.
Não sou um grande conhecedor da mídia social,mas eu utilizo quase todas as redes,e com o tempo em que venho permanecendo nelas eu vejo cada dia mais estas expressões de fé,alguns compartilham imagens com versículos,reblogam textos com base religiosa,retweetam tweets de perfis cristãos,esse tipo de material é o que mais vemos.
Muitas vezes eu me pergunto,quem está por trás desse material?Se você parar pra pensar muitos perfis são feitos por pessoas as quais não tem conhecimento nenhum do que falam ou da tese que defendem,por exemplo,esse blog,você conhece quem escreve,sabe suas ideias,tem certeza que seus texto não são apenas cópias?
É isto que eu venho me perguntando a algum tempo,esses perfis e páginas estão atrás de seguidores,de curtidas ou de realmente mudar o pensamento das pessoas através do que elas falam?
Um assunto muito discutido na atualidade é a utilização das redes sociais como armas de evangelismo,se realmente elas servem ou não,eu tenho minhas dúvidas e receios,mas acredito que tudo é válido,desde que tenha pé e cabeça.
Estamos cheios de caras despreparados enchendo nossas timelines de perfis repetitivos e páginas clichês,cada dia aparecem mais e mais campanhas a serem seguidas,acredito que a internet em si,pode ser sim um meio evangelístico mas com seus limites,como usamos de imagens de outros para repassar uma ideia acabamos mastigando comida mastigada,assim também como fazemos com os tele pastores,os canais "gospel" e os web cultos.
O que falo é por exemplo,quem pode acompanhar o viral KONY 2012 sabe do que vou falar,quantos de nós antes de entrar no site para doar ou repassar o vídeo nos enformamos sobre a ONG a qual criou o projeto,quais suas ideias e quem realmente são?Este conteúdo mastigado o que mais vivemos nessa onda de evangelismo digital.
Alguns anos atrás foram trazidas ideias diferentes sobre assuntos pouco discutidos em igrejas,vimos o surgimento de movimentos de grande proporção e de grande impacto,ficamos melhor informados sobre assuntos difíceis de serem tratados como o site NMM ,onde existem diversas informações sobre namoro cristão e santidade,também pudemos ver o surgimento do movimento Eu escolhi esperar entre outros,veículos  formadores de ideias e que realmente puderam alcançar pessoas e mudarem sua forma de pensar.
Acredito que o evangelismo na rede,não deve ficar só na rede,ele deve se expandir,porque passamos tarde e noites compartilhando imagens e textos religiosos,mas não falamos de Cristo aos nosso amigos mais próximos.O que devemos pensar é que evangelizar é muito mais do que compartilhar ideias ou acreditar nelas,mas sim moldar a forma das pessoas pensarem e mostrar a elas um caminho a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário